Charlie Brown Jr. é uma das bandas de rock brasileiras mais famosas, o Charlie Brown Jr. era conhecido por sua mistura única de rock, punk, rap, reggae e cultura do skate. Essa banda fez gerações cantarem músicas e vendeu seus discos de um extremo ao outro do país.
A banda foi formada em 1992, na cidade de Santos, litoral de São Paulo. O fundador e vocalista da banda, Alexandre Magno Abrão, conhecido como Chorão, criou o projeto juntamente com o baixista Champignon, cujo nome é Luiz Carlos Leão Duarte Junior. Após um acidente de automóvel, em que uma barraca de lanches chamada “ Charlie Brown ”, o motorista do carro foi Chorão, e como a banda começava a ser conhecida, ele decidiu nomeá-la Charlie Brown Jr., posteriormente acrescentando “Jr.” para diferenciar do espaço. Nos primeiros tempos, o grupo passou por inúmeras alterações...
Nos próximos anos Charlie Brown Jr. lançaria mais discos de sucesso. Em 1999, “Preço Curto… Prazo Longo”, seguido por Nadando com os Tubarões , em 2000. “100% Charlie Brown Jr. – Abalando a sua Fábrica” no ano seguinte, de ambos, o sucesso foram “Rubão, o dono do mundo”, “Confisco”, e “Zóio de lula”, hinos do rock nacional. E em 2003, Bocas ordinárias , com “Só por uma noite”, “Papo reto (prazer é sexo, o resto é negócio)” e “Hoje eu acordei feliz”
Instabilidade interna e reboot 2004-2008 Embora tenha sido bem-sucedido, o grupo enfrentou turbulência de instabilidade interna. Em 2005, houve uma grande cisão: Champignon, Marcão e Renato Pelado deixaram a banda devido a diferenças de opinião com Chorão. Thiago Castanho voltou novamente, pois ele havia saído antes, e novos músicos foram adicionados com o reingresso de Castanho: André Pinguim tocou bateria e Heitor Gomes tocou baixo, entre outros. No entanto, apesar da franja, Charlie Brown Jr. continuava sendo o Charlie Brown Jr., continuando a lançar álbuns como Imunidade Musical em 2005, e Ritmo, Ritual e Responsa em 2007, com.
Em 2011, após anos de separação, Champignon retornou à banda e a formação clássica, com Chorão, Champignon e Thiago Castanho, reuniu-se novamente. Em 2009, eles lançaram “Camisa 10 Joga Bola Até na Chuva”, que ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock Brasileiro. Champions, depois “La Familia 013”, uma imagem do álbum contendo fotos de seus discos anteriores e de suas abreviaturas da banda que ele havia atingido.
Em 6 de março de 2013, o Brasil foi surpreendido com a notícia da morte de Chorão, aos 42 anos, em São Paulo, vítima de uma overdose. A perda abalou profundamente os fãs e os membros da banda. Poucos meses depois, em 9 de setembro de 2013, o baixista Champignon também faleceu, aos 35 anos, vítima de suicídio. A tragédia selou o fim definitivo do Charlie Brown Jr.
E Charlie Brown Jr.’s legacy vai além das músicas. A banda se tornou um símbolo da geração, tratando assuntos como juventude, rebeldia, desigualdade, identidade e superação. Chorão, por sua vez, foi um artista marcado por sua visceralidade, paixão e fidelidade inabalável ao seu próprio estilo, e ainda exerce grande influência na música nacional. Em 2021, foi lançado o documentário “Chorão: Marginal Alado”, que reconta a história do vocalista e da banda por meio de fotos e imagens inéditas, além de depoimentos de amigos e familiares.
1997 – Transpiração Contínua Prolongada
1999 – Preço Curto... Prazo Longo
2000 – Nadando com os Tubarões
2001 – Abalando a Sua Fábrica
2002 – Bocas Ordinárias
2004 – Tamo Aí na Atividade
2005 – Imunidade Musical
2007 – Ritmo, Ritual e Responsa
2009 – Camisa 10 Joga Bola Até na Chuva
2013 - La Família 013 (póstumo)